Mundo

Chuva e neve agravavam a situação dos desabrigados no leste da Turquia

Agência France-Presse
postado em 28/10/2011 16:06
Ercis - A chuva e a neve agravavam a situação dos desabrigados depois do terremoto no leste da Turquia. Os últimos números oficiais contabilizam 573 mortos, mas milagres ainda acontecem como o caso do garoto salvo 108 horas após o desastre. Equipes de socorro retiraram dos escombros na madrugada de quinta para sexta-feira um menino de 12 anos em Ercis, cidade mais devastada pelo tremor de terra de magnitude 7,2 que atingiu a província de Van no domingo, anunciou a agência de notícias Anatolia. Ferhat Tokay ficou preso nas ruínas de um imóvel que desabou nesta cidade de 75.000 habitantes. No total, 187 pessoas foram encontradas vivas. Algumas horas antes, Aydin Palak, um estudante de 18 anos, foi salvo dos escombros também em Ercis.

Os primeiros flocos de neve na manhã de quinta-feira e o frio glacial registrado durante a noite são maus presságios para os habitantes e as equipes de socorro. As precipitações dificultam as operações e aumentam os riscos de hipotermia nas pessoas ainda sob os escombros.

Milhares de cabeças de gado, uma das principais fontes de renda da população local, morreram no terremoto, poucos dias antes da festa muçulmana do sacrifício, que começa no dia 6 de novembro. O ministro da Agricultura, Mehdi Eker prometeu compensações aos agricultores.

Tendas para desabrigados
Os moradores, mais uma vez, formaram enormes filas no início desta sexta-feira na subprefeitura de Ercis. Por enquanto, cerca de 25.000 tendas foram enviadas para a região. Soldados passaram a acompanhar os caminhões de ajuda, depois da pilhagem de vários veículos da Crescente Vermelha turca, que levava ajuda ao sobreviventes, já enfurecidos com o abandono por parte das autoridades.

O presidente turco Abdullah Gül anunciou hoje a anulação das festividades previstas para comemoração da fundação da República, no dia 29 de outubro de 1923. Ele criticou a falta de controle que permitiu a construção de imóveis "de péssima qualidade". "O terremoto de Van nos lembrou que nosso país está propenso a terremotos, também provou que a destruição é causada pela negligência e irresponsabilidade", declarou o chefe de Estado turco.

O terremoto afetou também a vida já difícil dos imigrantes, maioria asiática. "Nenhum pai, nenhum irmão (...) Apenas três irmãs e uma mãe", disse Foziye Muhammed, uma menina afegã, que encontrou refúgio em uma tenda com o resto de sua família. "A Turquia é um país bonito, mais bonito que o Afeganistão. Mas depois do terremoto fica difícil viver aqui", acrescentou.

Para enfrentar as consequências da catástrofe, a Turquia aceitou ajuda de uma dúzia de países, entre eles Israel e Armênia, dois países com os quais mantém uma relação tensa. "Nós reconhecemos toda essa ajuda", afirmou à AFP o porta-voz do ministério turco das Relações Exteriores, Selçuk ;nal. O diplomata afirmou, contudo, que esta solidariedade não modificará a política turca em relação aos Estados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação