Mundo

Gallagher reconhece derrota perante Higgins nas presidenciais da Irlanda

Agência France-Presse
postado em 28/10/2011 16:16
Dublin - O candidato independente Sean Gallagher reconheceu nesta sexta-feira (28/10) a derrota perante o veterano ex-ministro trabalhista Michael D. Higgins nas eleições presidenciais da Irlanda, e o felicitou por sua vitória.

"Na última hora, telefonei Michael D. Higgins para felicitá-lo por seu resultado e seu êxito nestas eleições", anunciou o empresário de 49 anos, conhecido principalmente por sua faceta televisiva. "Terá meu pleno apoio em seu cargo de presidente e agradeço sinceramente por uma campanha positiva. Seu lema dizia que seria um presidente que (nos) deixaria orgulhoso e acredito que será este tipo de presidente", acrescentou.

Com apenas seis das 43 circunscrições apuradas, o ex-ministro da Cultura e poeta trabalhista, de 70 anos, aparecia em primeiro lugar com 47% dos votos, e seu rival com apenas 22%. O terceiro lugar seria para o candidato do Sinn Féin Martin McGuinness, com cerca de 10%.

A rádiotelevisão pública irlandesa RTÉ e o partido trabalhista anunciaram horas antes que Higgins, o favorito das casas de apostas, parecia se encaminhar para uma vitória certa, apesar da ausência de resultados oficiais. "Pouco depois da abertura das urnas nesta manhã viu-se claramente que Michael D. Higgins estava muito à frente e que não existiam dúvidas sobre o desenlace eventual", declarou RTÉ quatro horas após o início da apuração, na manhã desta sexta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação