Mundo

Com tradicional desfile no Village, Nova York celebra o Dia das Bruxas

Agência France-Presse
postado em 28/10/2011 16:45
Nova York - Caveiras que executam as posições do Kamasutra, o tradicional desfile no Village, visitas a casas e locais mal-assombrados, festas... A oferta de eventos para comemorar o "Halloween" a partir deste fim de semana, em Nova York, é variada e para todos os gostos. A comemoração "oficial" da Noite das Bruxas será na segunda-feira com a 39; edição do desfile do Village, em Manhattan, e os organizadores esperam contar com 50.000 participantes, liderados por marionetes gigantes assustadoras e originais e apresentações especiais.

O tema deste ano é o "olho incorpóreo", sob o título "The i of the Beholder" (;O olho com o qual se vê;, uma brincadeira com a pronúncia inglesa da letra "i", igual à da palavra "eye", olho). Mas não será preciso aguardar até segunda-feira para comemorar, pois para os americanos em geral e os nova-iorquinos em particular, o "Halloween" é celebrado há dias nas ruas com fachadas decoradas com abóboras, teias de aranha gigantes e esqueletos.

Caminhando pela tradicional Quinta Avenida, os pedestres dão de encontro com esqueletos fazendo amor, obra do artista francês Jean-Marc Laroche, expostos na vitrine do Museu do Sexo. Parte da exposição "Lovers from the Hereafter" (;Os amantes do Além;), estas caveiras em tamanho natural fazem as posições do Kamasutra. Outra parte da produção de Laroche está em exposição em uma galeria do Soho.

Nova York tem suas próprias casas mal-assombradas, algumas delas abertas ao público, como a mansão Bartow-Pell, no Bronx, onde o especialista em assuntos paranormais Da Sturges dará uma palestra no sábado para falar de seu trabalho. Segundo os entendidos, Washington Park, no Greenwich Village, é o centro da atividade fantasmagórica de Nova York, pois antes foi um cemitério e no começo do século XIX milhares de vítimas da febre amarela foram sepultadas ali.

Não muito longe ficam as casas onde viveram durante parte de suas vidas os escritores Edgar Allan Poe e Mark Twain. Segundo a lenda popular, seus fantasmas passeiam de vez em quando por ali. As festas com temática do Dia das Bruxas são contadas às dezenas em toda a cidade e entre os shows de rock gótico para a ocasião estão The Misfits e Queensryche.

Nos arredores de Nova York, uma das atividades mais originais para fazer é a visita noturna com lanternas ao cemitério de Sleepy Hollow, famoso pela lenda do cavaleiro sem cabeça, obra do escritor Washington Irving, adaptada para o cinema por Tim Burton em 1999, com Johnny Deep no papel principal.

Sleepy Hollow fica perto do rio Hudson, 40 km ao norte da cidade de Nova York, e os encarregados do cemitério oferecem na segunda-feira duas excursões noturnas com visitas à tumba de Irving e outros "ocupantes" famosos, como os empresários Andrew Carnegie e William Rockefeller. O "Halloween" é uma festa de origem pagã que é comemorada principalmente nos Estados Unidos na véspera do Dia de Todos os Santos, data cristã celebrada em 1; de novembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação