Mundo

Bélgica prende suposto membro do ETA acusado de atentados

Agência France-Presse
postado em 28/10/2011 17:00
Bruxelas - Um suposto membro do grupo separatista armado basco ETA foi detido nesta sexta-feira na Bélgica, devido a atentados cometidos nos anos 1980, em aplicação a uma ordem de prisão europeia solicitada pela Espanha, anunciou uma porta-voz da procuradoria federal belga.

O homem "foi preso nesta sexta-feira e deverá ser apresentado diante de um juiz de instrução em até 24 horas", explicou a porta-voz Lieve Pellens, que não pôde informar a identidade do detido.

Uma fonte da polícia espanhola afirmou à AFP que "fontes antiterroristas confirmaram que a polícia belga deteve Ventura Tomé Queiruga, procurado por atentados cometidos nos anos 1980. A agência de imprensa espanhola Vasco Press o identificou anteriormente como Ventura Tomé Quiroga.

Trata-se da primeira prisão de um suposto membro do ETA depois de a organização armada basca ter anunciado em 20 de outubro o fim de mais de 40 anos de luta armada pela independência do País Basco.

Um juiz belga deverá agora estudar a validade da ordem de prisão solicitada pelas autoridades espanholas para sua eventual extradição à Espanha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação