Mundo

Acadêmico Abdel Rahim al-Kib é eleito primeiro-ministro da Líbia

Agência France-Presse
postado em 31/10/2011 18:27
TRÍPOLI - O acadêmico Abdel Rahim al-Kib, originário de Trípoli, foi eleito nesta segunda-feira (31) à noite primeiro-ministro do governo de transição na Líbia pelos membros do Conselho Nacional de Transição (CNT), segundo um jornalista da AFP no local.

Al-Kib foi eleito no primeiro turno entre cinco candidatos depois de ter recebido 26 votos dos 51 eleitores. O ex-chefe do executivo Mahmud Jibril preferiu não se candidatar.

A eleição começou por volta das 19h40 no horário local (15h40 no horário de Brasília) e o presidente do CNT Mustafá Abdul Jalil foi o primeiro a votar. "Esta eleição prova que os líbios são capazes de contruir seu futuro", declarou Abdul Jalil. De acordo com mapa do caminho anunciado pelo CNT, um governo interino precisa ser formado no prazo de um mês após o anuncio oficial da libertação do país, que foi feito no último dia 23 de outubro.

Eleições constituintes devem ser organizadas em até oito meses, seguidas por eleições gerais um ano depois.

Poucas horas antes da eleição, o comandante da Otan Anders Fogh Rasmussen havia chegado a Trípoli para uma visita surpresa, no último dia da missão aérea da Aliança Atlântica, que desempenhou um papel essencial na queda do regime de Muamar Kadhafi.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação