Mundo

Primeiro-ministro de Israel tenta convencer ministros a atacar o Irã

Agência France-Presse
postado em 02/11/2011 11:56
Jerusalém - O primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu e seu ministro da Defesa, Ehud Barak, tentam convencer outros membros do governo israelense a atacar instalações nucleares iranianas, informa o jornal Haaretz.

Na segunda-feira, Barak negou informações da imprensa de que teria decidido, em conjunto com Netanyahu, atacar o Irã, apesar da oposição dos comandantes das Forças Armadas e dos serviços de inteligência. Ao mesmo tempo, no entanto, Barak afirmou que é preciso "atuar por todos os meios necessários e não descartar nenhuma opção".

O Haaretz afirma que Netanyahu, Barak e o ultradireitista ministro das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, querem atacar o Irã, mas que os outros principais ministros do gabinete são contrários. Para estes cinco ministros, Israel deve continuar tentando mobilizar os países ocidentais para exercer pressões econômicas contra o Irã, e não pode atacar militarmente o Irã sem um acordo com os Estados Unidos.

O Haaretz, que cita ministros e altos funcionários da Defesa e das Relações Exteriores, afirma que o governo israelense considera decisivo um relatório que será divulgado no dia 8 de novembro pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Israel e as potências ocidentais acusam o Irã de tentar fabricar a bomba atômica, sob a fachada de um programa nuclear civil. Teerã nega que o programa tenha objetivos militares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação