Agência France-Presse
postado em 02/11/2011 12:18
Meca - Mais de dois milhões de muçulmanos iniciarão na sexta-feira os ritos da peregrinação anual à Meca, o maior agrupamento humano do mundo. A mobilização representa um enorme desafio logístico às autoridades sauditas."Mobilizamos todos os meios para prevenir qualquer atentado à segurança de qualquer peregrino ou grupo de peregrinos", afirmou o novo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Nayef ben Abdel Aziz, em Meca, cidade do oeste do país.
O príncipe Nayef, ministro do Interior e presidente da alta comissão do Hajj (peregrinação), assistiu a um desfile das forças de segurança e da defesa civil, que mobilizou 100 mil homens para garantir a segurança da peregrinação.
O principal rito da peregrinação ocorrerá no sábado, quando os fiéis seguirão para o monte Arafat, perto de Meca. A Aid al-Adha, a festa do sacrifício, que encerra o Hajj, será celebrada no domingo.
A segurança é a principal preocupação dos sauditas, que se consideram os guardiães dos dois principais locais santos do islã, Meca e Medina.