Mundo

Iêmen: conflitos em Taez e Sanaa matam 13 pessoas

Agência France-Presse
postado em 02/11/2011 16:57
SANAA - Dez pessoas morreram esta quarta-feira em confrontos violentos entre partidários do presidente Ali Abdallah Saleh e seus adversários, em Taez, a segunda maior cidade do Iêmen, depois de combates que deixaram três vítimas fatais em Sanaa.

Segundo fontes médicas, oito civis, inclusive uma criança, e dois combatentes tribais morreram em Taez, 270 km a sudoeste da capital, em confrontos que prosseguiram à tarde entre forças governamentais e homens de tribos que apóiam os protestos pela saída de Saleh.

Outras 43 pessoas, a maioria civis, ficaram feridas nesta cidade, onde bairros residenciais foram destruídos por forças governamentais usando obuses e morteiros, de acordo com fontes médicas e de militantes.

O presidente Saleh se nega a renunciar, apesar das manifestações que sacodem o país desde janeiro deste ano.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas pediu em 21 de outubro o fim da repressão às manifestações e que o presidente assine um plano de saída para a crise, proposto por monarquias árabes do Conselho de Cooperação do Golfo, que prevê sua saída do poder em troca de imunidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação