Mundo

Países se juntam para oferecer cooperação e ajuda ao Afeganistão

Agência France-Presse
postado em 02/11/2011 17:24
ISTAMBUL - Treze países decidiram, esta quarta-feira, se associar para oferecer cooperação e ajuda ao Afeganistão, durante uma conferência internacional em Istambul sobre este país devastado pela guerra, disse o ministro turco das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu.

"Hoje anunciamos aqui, em Istambul, o início de um processo que inclui um amplo pacote de medidas para construir uma confiança" para a cooperação em áreas diversas, disse o chanceler turco durante entrevista coletiva com seu colega afegão, Zalmai Rassoul.

"É um compromisso firmado por atores regionais e internacionais para trabalharmos juntos e reconstruir o Afeganistão até que a paz e a estabilidade prevaleçam", disse o ministro turco.

Davotoglu fez estas declarações ao fim de uma conferência internacional em Istambul para traçar cenários sobre o futuro do Afeganistão.

O grupo - que inclui Afeganistão, China, Índia, Irã, Cazaquistão, Quirguistão, Paquistão, Rússia, Arábia Saudita, Tadjiquistão, Turquia, Turcomenistão e Emirados Árabes Unidos - adotou uma declaração comum.

"Concordamos em Istambul (...) em reafirmar nosso firme compromisso com um Afeganistão seguro, estável e próspero, em uma região segura e estável", diz o documento.

Os Estados Unidos avaliaram positivamente este compromisso internacional, que inclui países vizinhos e fronteiriços com o país.

"Os vizinhos do Afeganistão e as regiões limítrofes se reuniram para oferecer apoio a um Afeganistão independente, democrático e soberano", declarou em um comunicado Victoria Nuland, porta-voz do departamento de Estado americano.

"Avaliaram as prioridades afegãs, incluindo a reconciliação liderada pelo Afeganistão, a transição a uma segurança de liderança afegã e o crescimento econômico de integração regional", acrescentou.

Outros 13 países - incluindo Estados Unidos, França e Alemanha -, bem como nove organizações internacionais, como ONU, União Europeia e Otan, declararam seu apoio à iniciativa.

Os atores regionais expressaram "respeito à soberania, à unidade e à integridade territorial do Afeganistão" e se comprometeram a proporcionar um "apoio permanente" à reconstrução deste país.

A próxima reunião, em nível ministerial, será celebrada em Cabul, capital afegã, em junho de 2012, para maiores discussões sobre o processo.

A declaração conjunta também reiterou a determinação dos países em "combater o terrorismo, o extremismo e o separatismo, bem como as manifestações, o financiamento, o treinamento e o equipamento destas atividades".

As autoridades afegãs têm procurado apoio regional para a criação de uma nova Rota da Seda, recriando a histórica rede de negócios que na antiguidade atravessou Europa e Ásia e tinha no Afeganistão o principal cruzamento de vias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação