Mundo

Governo da Síria sela acordo de paz negociado pela Liga Árabe

postado em 02/11/2011 17:38

Brasília ; O presidente da Síria, Bashar Al Assad, aceitou hoje (2) encerrar o impasse no país acirrado por protestos contra o governo, que dominam o país há sete meses. O acordo foi negociado com os integrantes da Liga Árabe ; que reúne 22 países ;, no Cairo, no Egito. Em comunicado, o grupo informou que Assad concordou em libertar prisioneiros, retirar as forças de segurança das ruas e iniciar o diálogo com a oposição.

Porém, não há informações detalhadas sobre como a resolução política vai gerar mudanças práticas no país. A decisão ocorreu no mesmo dia que 15 integrantes das forças leais a Assad foram mortos na província de Hama, segundo a organização não governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

De acordo com integrantes da Liga Árabe, Assad aceitou sem reservas o plano de solução para a crise na Síria. O plano proposto pela Liga Árabe determina "o cessar imediato" da violência e a retirada dos tanques das ruas antes do início de um "diálogo nacional" com a oposição.

Pelos dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a repressão na Síria causou a morte de 3 mil pessoas nos últimos sete meses. Os manifestantes acusam Assad de desrespeitar os princípios democráticos, de violar os direitos humanos e de corrupção. A violência se agravou em meio aos embates entre manifestantes e forças do governo.


*Com informações da BBC Brasil e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação