Mundo

Violência durante manifestação anti-Wall Street fecha porto de Oakland

Agência France-Presse
postado em 03/11/2011 12:31
Oakland - O quarto maior porto dos Estados Unidos, o de Oakland na região costeira da Califórnia, foi fechado nesta quinta-feira por causa de uma manifestação anti-Wall Street que gerou confusão e dezenas de pessoas presas, informaram autoridades locais. "As atividades marítimas serão reiniciadas quando a segurança estiver garantida", disse na quarta-feira a direção do porto.

Durante a noite, grupos de manifestantes mascarados começaram a jogar pedras e garrafas no centro da cidade, ocuparam um imóvel vazio e colocaram fogo em uma barricada. A tropa de choque da polícia reprimiu os manifestantes com gás lacrimogêneo e prendeu dezenas de militantes.

Milhares de pessoas participaram na quarta-feira de novas manifestações para denunciar a intervenção policial e chamar as pessoas para uma greve de solidariedade. Na semana passada, confrontos entre manifestantes do movimento "Occupez Wall Street" e a polícia de Oakland deixou uma pessoa ferida.

O porto julgou mais prudente mandar seus funcionários para casa e anunciou o seu fechamento quando grupos de militantes começaram a bloquear alguns terminais. As autoridades portuárias esperam reabrir o grande porto durante o dia de hoje. Por ele transitam cerca de 39 milhões de dólares por ano em mercadoria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação