Mundo

Mãe de menino suicida de nove anos é presa no Iraque

Agência France-Presse
postado em 05/11/2011 15:51
Bagdá - Os serviços de segurança iraquianos prenderam a mãe de um menino de nove anos que cometeu um atentado suicida contra uma mesquita xiita ao norte de Bagdá em 2006, afirmou neste sábado à AFP um tenente-coronel da província de Diyala.

"Suad al Obeidi foi detida na sexta-feira, assim como seu companheiro Hamid Aluan, de 53 anos, após um ataque contra milicianos (anti-Al-Qaeda) em Baquba", explicou.

A mulher, uma viúva sunita de 47 anos, era no momento do ocorrido mãe de Han, uma adolescente de 14 anos já casada, e de dois filhos, Kazem Latif Kazem, de 18 anos, e Murtada Latif Kazem, de nove. Vivia na região de Khales, 65 km a nordeste de Bagdá, na província de Diyala.

Seu companheiro, membro da Al-Qaeda, realizava operações ao norte da capital iraquiana.

"Conseguiu convencê-la a colocar no pequeno Latif um casaco cheio de explosivos, para que se imolasse em uma mesquita xiita de Khales. Levaram-no de carro, e no caminho ela começou a chorar. Ele a retirou do veículo e levou seu filho para que explodisse na mesquita", explicou o tenente-coronel da polícia.

"Dois meses mais tarde, Hamid tentou convencer a mãe para que sacrificasse também seu filho de 18 anos, mas ele conseguiu fugir e se esconder na casa de sua irmã casada", acrescentou.

No dia 29 de dezembro de 2006, ao menos nove pessoas morreram e oito ficaram feridas no atentado suicida realizado nesta mesquita xiita.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação