Agência France-Presse
postado em 06/11/2011 14:20
MAZAR-I-SHARIF - Ao menos sete pessoas, entre elas um policial, morreram neste domingo (05/11) em um atentado suicida perto de uma mesquita em Baghlan, capital da província de mesmo nome no norte do Afeganistão, indicaram a polícia local e o ministério do Interior.Um suicida a pé detonou os explosivos que levava quando os fiéis saíam da mesquita após a oração da festa do sacrifício, indicou o chefe local da polícia, Asadulá Shirzad.
"Sete pessoas morreram e 17 ficaram feridas em um atentado suicida (...) na província de Baghlan, após a oração" da festa do sacrifício, indicou o ministério do Interior em um comunicado.
O porta-voz do ministério do Interior, Siddiq Siddiqi, informou que um dos mortos era um policial.
Um "segundo camicase foi baleado antes que pudesse detonar seus explosivos. Posteriormente, foi preso pelas forças de segurança afegãs", informou o ministério do Interior.
"As primeiras indicações mostram que os camicases eram insurgentes talibãs", acrescentou o ministério.
Imediatamente após o atentado, a AFP não havia conseguido contactar por telefone nenhum dos porta-vozes habituais dos talibãs.
Os atentados suicidas são uma das armas favoritas dos insurgentes talibãs que combatem o governo afegão e seus aliados da Otan, desde que foram expulsos do poder, no fim de 2001, por uma coalizão liderada pelos Estados Unidos.
Na sexta-feira, o chefe supremo dos talibãs, o mulá Omar, havia convocado os combatentes a não matar civis no Afeganistão.