Agência France-Presse
postado em 06/11/2011 16:30
LAGOS - A embaixada dos Estados Unidos na Nigéria advertiu neste domingo (06/11) sobre possíveis atentados da seita islâmica Boko Haram na capital nigeriana, Abuya, dois dias depois de um sangrento ataque no nordeste do país, reivindicado por esse grupo.
"Após os recentes ataques de Boko Haram (...), a embaixada dos Estados Unidos recebeu informação de que Boko Haram pode querer atacar vários lugares e hotéis em Abuya", segundo uma mensagem transmitida aos cidadãos americanos na Nigéria, da qual a AFP obteve uma cópia.
A embaixada cita três hotéis de luxo da capital muito frequentados por políticos, homens de negócios, diplomatas e estrangeiros em geral: o Nicon Luxury, o Sheraton Hotel e o Transcorp Hilton Hotel.
Afirma que a ameaça está presente inclusive durante o período de celebração do Aid al-Adha, ou festa muçulmana do Sacrifício.
Os muçulmanos da Nigéria celebram a festa neste domingo, e segunda e terça-feira serão dias festivos em todo o país.
"O governo americano não possui informação adicional sobre o momento desses possíveis ataques", completa a embaixada.
"Todos os funcionários do governo americano receberam instrução de evitar esses locais", informa o texto.
Na sexta-feira à noite, a cidade de Damaturu, no nordeste do país, foi atingida por vários ataques contra delegacias e igrejas, incluindo um cometido por um suicida, que deixaram ao menos 150 mortos e uma centena de feridos.
A Boko Haram reivindicou esses ataques no nordeste do país, mas também atingiu a capital federal: é responsável pelo atentado suicida de 26 de agosto contra a sede das Nações Unidas em Abuya que deixou 24 mortos.