Mundo

Veja os principais pontos do relatório da AIEA sobre o programa do Irã

Agência France-Presse
postado em 09/11/2011 11:55
Viena - Confira as principais conclusões do relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre "a possível dimensão militar" do programa nuclear iraniano, segundo uma cópia do documento.

- "A agência tem sérias preocupações em relação a possível dimensão militar do programa nuclear iraniano".

- "Após examinar atentamente e de maneira crítica as informações disponíveis, a agência acredita que elas são, em geral, confiáveis".

- "Estas informações indicam que o Irã realizou atividades ligadas ao desenvolvimento de um dispositivo nuclear explosivo".

- A AIEA fez referência a "esforços" de indivíduos e entidades militares que, em alguns casos, resultou na aquisição de equipamentos e materiais relacionados à energia nuclear.

- A agência também detectou iniciativas com o objetivo de desenvolver por meios "não-declarados a produção de materiais nucleares".

- O Irã obteve "informações e documentos relacionados ao desenvolvimento de armas nucleares de uma rede de abastecimento clandestina".

- O país trabalha no desenvolvimento de seu próprio modelo de arma nuclear e realiza testes com componentes.

- "Algumas destas atividades podem ter finalidades tanto civis quanto militares, mas outras são especificadamente ligadas à criação de armas nucleares".

- "As informações apontam que antes do final de 2003, estas atividades foram desenvolvidas através de um programa estruturado e que algumas delas continuam em curso".

Para este relatório, a AIEA informou ter recebido informações fornecidas por 10 países membros, provenientes provavelmente de seus respectivos serviços secretos, e conseguiu por conta própria outros dados como fotos de satélites da base militar de Parchin, próximo de Teerã.

A AIEA compilou informações desde o final de 2002.

O texto integral do relatório e seus anexos estão disponíveis no site de um grupo de discussão americano especializado em questões nucleares, o Instituto de Segurança Científica e Internacional (ISIS): http://www.isisnucleariran.org/assets/pdf/IAEA_Iran_8Nov2011.pdf

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação