Mundo

Terremoto de 5,6 graus derruba vinte prédios no leste da Turquia

Agência France-Presse
postado em 09/11/2011 21:11
ANCARA - Um terremoto de 5,6 graus abalou na noite desta quarta-feira a região leste da Turquia, provocando a queda de vinte prédios, incluindo dois hotéis, e deixando ao menos três mortos, revelou a TV turca. Segundo os canais de TV, há pessoas sob os escombros e as equipes de resgate já encontraram 16 sobreviventes.

Nove aviões, com cerca de 300 socorristas, foram enviados à zona afetada, informou a TV estatal TRT. O tremor ocorreu às 19H23 GMT (17H23 Brasília), e seu epicentro foi situado no distrito de Edremit, a 15 km da região da província de Van, afetada por um terremoto de 7,2 graus em 23 de outubro passado, que matou 600 pessoas, segundo o observatório Kandilli, sediado em Istambul.

O canal de televisão NTV assinalou que um dos hotéis destruídos, de seis andares, hospedava principalmente jornalistas e equipes do Crescente Vermelho turco na cidade de Van. Várias ambulâncias e equipes de resgate foram enviadas ao local.

O TRT mostrou grupos de resgate retirando vítimas dos escombros e precisou que vários prédios danificados no terremoto de 23 de outubro acabaram caindo hoje. A TV estatal destacou que ao menos 16 pessoas foram retiradas com vida dos escombros durante a noite pelos socorristas, que contam com a ajuda da população.

O ministro turco das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu, viajou a Van para acompanhar os trabalhos de resgate, precisou a TRT. O terremoto de 23 de outubro destruiu numerosas residências nas cidades e povoados da província de Van, na zona de fronteira com o Irã.

Apenas na cidade de Van, capital regional, mais de 5 mil prédios desabaram, o que relançou a polêmica sobre as violações das normas sísmicas por parte dos construtores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação