Agência France-Presse
postado em 10/11/2011 16:41
KHOST - Três policiais afegãos morreram e três soldados da Otan ficaram feridos, esta quinta-feira, no leste do Afeganistão, em um atentado suicida seguido de um ataque dos talibãs contra um edifício oficial, anunciaram as autoridades locais e a Otan. Os insurgentes islamitas reivindicaram a autoria do ataque, em mensagem enviada à AFP por Zabihullah Mujahid, um de seus porta-vozes.O ataque tinha como alvo a sede da administração do distrito de Chamkani, na província de Paktia. Notáveis locais discutiam a futura ;Loya Jirga; (assembleia tradicional), prevista para meados de novembro, em Cabul, para definir uma nova estratégia de negociações de paz com os talibãs, segundo Rohullah Samoon, porta-voz do governo da província. "Havia quatro atacantes, um deles fez explodir seu carro-bomba em frente à sede da administração distrital e os outros três entraram. Todos foram mortos", declarou Samoon à AFP.
"Agora os combates terminaram", acrescentou duas horas depois de iniciado o ataque. "Três policiais foram mortos e o chefe da polícia distrital ficou ferido" levemente, acrescentou.
Três militares americanos da Otan ficaram feridos, aparentemente na explosão inicial, segundo um porta-voz do Comando Regional Leste da Isaf, segundo o qual os atacantes estavam armados com fuzis de assalto e lança-foguetes.
Um helicóptero da Otan destruiu uma mesquita perto dali, depois de ter sido alvo de disparos de metralhadora feitos do edifício e de ter recebido a autorização do vice-governador da província, acrescentou o porta-voz.
O vice-governador de Paktia, Abdul Rahman Mangal, desmentiu ter dado esta autorização e afirmou à AFP que a mesquisa foi destruída por outro camicase.
Os talibãs que enfrentam o governo de Cabul e seus aliados da Otan desde que foram expulsos do poder, no fim de 2001, têm rejeitado oficialmente toda negociação de paz diante da partida de 140.000 militares estrangeiros no Afeganistão.