Mundo

Conselheiro do presidente Obama para Oriente Médio deixa o cargo

Agência France-Presse
postado em 10/11/2011 19:39
WASHINGTON - O conselheiro especial do presidente Barack Obama para Oriente Médio, Dennis Ross, anunciou nesta quarta-feira sua renúncia depois de dois anos de agitação no mundo árabe e de um período difícil nas relações entre Estados Unidos e Israel.

Ross, um veterano negociador americano para a paz, explicou em um comunicado que havia prometido a sua mulher que se retiraria da vida pública depois de dois anos no cargo e que esse tempo já tinha esgotado. "Foi uma honra trabalhar com a administração Obama e servir a este presidente, particularmente durante um período de mudanças sem precedentes em todo o Oriente Médio", afirmou o diplomata.

"Obviamente, ainda há trabalho a ser feito, mas prometi a minha mulher que voltaria ao governo somente por dois anos e nós dois estamos de acordo que é hora de cumprir a promessa", declarou.

Ross é conhecido como um negociador veterano e paciente no Oriente Médio, com profundos lanços com várias gerações de líderes israelenses. Seus críticos, no entanto, afirmam que ele é muito próximo das posições de Israel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação