Agência France-Presse
postado em 14/11/2011 08:29
Cabul - Os insurgentes talibãs anunciaram nesta segunda-feira (14/11) o que, segundo eles, é o dispositivo de segurança da Loya Jirga, a grande assembleia tradicional que começa na quarta-feira (16) para abordar a estratégia de paz com os rebeldes e as futuras relações com Washington.O dispositivo, publicado em um site e enviado a vários meios de comunicação, contém um mapa por satélite do local da reunião, os números de telefones celulares autoridades de segurança e detalhes sobre a movimentação da polícia.
As autoridades afegãs e as forças internacionais, no entanto, afirmaram que o plano é falso.
"Os vigilantes combatentes do Emirado Islâmico (nome do Estado afegão sob o regime talibã entre 1996-2001) conseguiram o dispositivo de segurança, mapas e outros documentos relacionados com a suposta próxima Loya Jirga", afirmam os talibãs em um comunicado.
Os talibãs, que ameaçaram atacar os participantes, alegam que conseguiram os documentos "graças a membros infiltrados nas fileiras do inimigo".
O ministério do Interior afegão chamou as afirmações dos talibãs de "grande mentira" e a força da Otan no Afeganistão (Isaf) destacou que o documento não parecia autêntico.