Mundo

Oposição vence eleições para governo de Michoacán, no México

Agência France-Presse
postado em 14/11/2011 18:35

Fausto Vallejo (D), do Partido Revolucionário Institucional (PRI, opositor) do México, vencia com 35,38% dos votos com 97% das urnas apuradas

MORELIA -
O candidato Fausto Vallejo, do Partido Revolucionário Institucional (PRI, opositor) do México, vencia com 35,38% dos votos a irmã do presidente, María Luisa Calderón (32.67%), as eleições pelo governo do estado de Michoacán (oeste), com 97% das urnas apuradas, disse a autoridade eleitoral nesta segunda-feira (14/11).

Em terceiro lugar, com 28,89%, está Silvano Aureoles, candidato do Partido da Revolução Democrática (PRD, esquerda), formação que governava Michoacán desde 2002.

Calderón, irmã do presidente Felipe Calderón, se candidata pelo governista Partido Ação Nacional (PAN).

A briga em Michoacán, terra do presidente, foi precedida de uma onda de violência atribuída aos cartéis La Familia e Caballeros Templarios, que incluiu o assassinato de um prefeito e a renúncia de vários candidatos por medo de serem alvo de ataques.

Os resultados dos 113 municípios começaram a sair mais rapidamente na madrugada desta segunda-feira, depois de uma noite de tensão na qual três candidatos se declararam vencedores.

O dia de eleições, nas quais 1,5 milhão de cidadãos votaram, transcorreu em um ambiente de tensão em algumas regiões por ameaças dos cartéis. Um jornal regional publicou no sábado um aviso sem assinatura, no qual se advertia sobre eventuais represálias violentas contra aqueles que votassem na irmã do presidente.

Na cidade de La Piedad, onde em 2 de novembro um comando armado assassinou o prefeito, do Partido Ação Nacional, muita gente se absteve de votar por temer ameaças. Mais de 10 .mil oficiais, entre militares e policiais, 800 veículos e 17 aeronaves foram mobilizados para custodiar as eleições, no final das quais as denúncias mais graves se referiam a incidentes como roubo de cédulas eleitorais e compra de votos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação