Mundo

Espanha emite títulos a dez anos com juros recorde desde a criação Eurozona

Agência France-Presse
postado em 17/11/2011 09:02
Madri - O Tesouro espanhol emitiu nesta quinta-feira (17/11) 3,563 bilhões de euros em títulos a 10 anos, com uma taxa de juros que disparou a 6,975%, muito perto do teto simbólico de 7%, em um clima de extrema tensão nos mercados. A taxa é um recorde desde a criação Eurozona e está muito acima da registrada na emissão de 20 de outubro (5,433%).

Como em operações anteriores, a dívida espanhola conseguiu uma demanda suficiente, de ; 5,503 bilhões, para cobrir as expectativas desejadas pela Espanhaa (de 3 a 4 bilhões). O aumento das taxas de juros já era esperado, já que a Espanha vive há alguns dias um novo episódio de tensão nos mercados, vítima do temor de um efeito contágio depois de Grécia e Itália.

O spread, a diferença do que a Espanha deve pagar para obter empréstimos a 10 anos na comparação com o que paga a Alemanha, referência da Eurozona, elemento que alimenta a desconfiança dos investidores, também bateu recorde: 489,50 pontos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação