Mundo

Adiado por seis meses relatório da comissão britânica sobre o Iraque

Agência France-Presse
postado em 17/11/2011 14:44
Londres - O relatório final da comissão que investigou a polêmica participação britânica na guerra do Iraque será adiado por pelo menos seis meses devido às discussões sobre a difusão de documentos secretos, anunciou o painel em seu site.

O presidente da comissão criada em 2009, John Chilcot, anunciou previamente que esperava publicar as conclusões antes do fim do ano, mas agora terá que esperar até meados de 2012.

"A Comissão informou ao governo que precisará de tempo, pelo menos até o verão de 2012, para produzir um projeto de relatório que faça justiça aos temas que comporta", disse em um comunicado.

"Além de escrever o projeto, a Comissão deverá negociar a desclassificação de um volume significativo de material secreto com o governo, para permitir que este seja citado e publicado junto com o relatório", acrescentou.

O comunicado esclarece que deixou claro ao governo que irá exigir sua cooperação para concluir o relatório de "maneira satisfatória e oportuna".

Um porta-voz do Gabinete do Governo britânico disse, por sua vez, que se tratava de "assuntos diferentes e questões complexas", mas acrescentou que o governo "vai cooperar plenamente" com a investigação.

A comissão concluiu em fevereiro deste ano as audiências públicas, iniciadas no final de 2009, para examinar as circunstâncias que, a partir de 2001, levaram ao envolvimento britânico na guerra do Iraque e o papel do Reino Unido naquele país até a retirada das suas forças em julho de 2009.

Tony Blair, antigo primeiro-ministro que tomou a decisão de envolver seu país na guerra do Iraque com os Estados Unidos em 2003, foi uma das testemunhas na comissão que interrogou dezenas de pessoas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação