Mundo

Adiado acordo Bolívia-Brasil-EUA para controle de excedentes de coca

Agência France-Presse
postado em 17/11/2011 14:46
La Paz - A assinatura prevista para esta quinta-feira (17/11) de um acordo trinacional entre Bolívia, Estados Unidos e Brasil para controlar o excedente de cultivos de coca foi adiada para sexta-feira (18), informou o vice-chanceler Juan Carlos Alurralde.

"Está adiada até amanhã (sexta-feira) na Chancelaria", ressaltou Alurralde.

O projeto piloto do "sistema de controle da redução do excedente de cultivos de coca" foi adiado "por razões de protocolo", disse um porta-voz do Vice-Ministério de Defesa Social. A assinatura deve ser realizada de forma paralela à abertura em La Paz da reunião do Conselho Sul-Americano sobre o Problema Mundial das Drogas.

A assinatura deste convênio sofreu sucessivos atrasos desde abril por causas não especificadas pelas autoridades bolivianas.

O projeto piloto consiste no controle da erradicação do excedente de cultivos de coca, que inclui também a modernização das instituições estatais ligadas à luta contra o narcotráfico.

A iniciativa permitirá contar com informações "em tempo real sobre os hectares de coca erradicados", disse o vice-ministro de Defesa Social, Felipe Cáceres.

A Bolívia conta com 31.000 hectares de plantações de coca -segundo dados das Nações Unidas- dos quais por lei apenas 12.000 são reconhecidos como legais por serem usados em infusão, mastigação e para rituais religiosos andinos.

O acordo será firmado depois de a Bolívia ter estabelecido com os Estados Unidos a normalização de suas relações, após 3 anos de distanciamento depois da expulsão em 2008 da agência de combate às drogas DEA e do embaixador americano, acusados de apoiar um suposto complô contra o governo de Evo Morales.

Bolívia e Brasil assinaram no início deste ano um acordo bilateral para combater o tráfico de drogas com aviões não tripulados brasileiros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação