Mundo

Presidentes da Colômbia e Venezuela reúnem-se dia 28 de novembro em Caracas

Agência France-Presse
postado em 17/11/2011 17:21
CARACAS - Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, reúnem-se no próximo dia 28 em Caracas, nas vésperas da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) na capital venezuelana, afirmou nesta quinta-feira um comunicado oficial.

Os dois chefes de Estado conversaram por telefone na quarta-feira à tarde e "concordaram em realizar um novo encontro em Caracas no dia 28 de novembro", afirmou o comunicado divulgado pela chancelaria venezuela.

Chávez e Santos debaterão temas envolvendo o comércio bilateral, que "alcançou níveis proporcionais ao grande potencial de complementação existente entre os dois países" vizinhos, segundo a nota.

Em uma reunião de chanceleres realizada em 24 de outubro em Bogotá, os dois países concordaram em impulsionar um acordo para o comércio bilateral, depois que a Venezuela saiu este ano da Comunidade Andina das Nações (CAN, formada por Bolívia, Colômbia, Equador e Peru), em rejeição aos tratados de livre comércio de Lima e Bogotá com os Estados Unidos. Até o momento, as trocas comerciais continuam marcadas pelo regime de preferências tarifárias previsto pela CAN.

Na reunião de Bogotá, os dois governos anunciaram que Chávez e Santos assinariam o novo instrumento comercial em seu próximo encontro, cuja data exata era desconhecida até agora.

Em 2008, Colômbia e Venezuela alcançaram a maior troca comercial de sua história (7 bilhões de dólares), mas esse fluxo diminuiu a partir de 2009, em meio a tensões diplomáticas, e em 2010, quando as relações foram interrompidas por três semanas, fecharam em 1,7 bilhão de dólares.

O encontro entre Chávez e Santos ocorrerá antes da cúpula inaugural da Celac, nos dias 2 e 3 de dezembro em Caracas, da qual participarão seus três chefes de Estado e de governo, segundo anunciou o presidente venezuelano.

A Celac aspira a ser um novo organismo de integração, uma espécie de Organização de Estados Americanos (OEA), mas sem Estados Unidos e Canadá.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação