Mundo

Países sul-americanos debatem criação de observatórios para luta antidrogas

Agência France-Presse
postado em 17/11/2011 17:43
LA PAZ - A criação de observatórios nacionais para monitorar os diversos aspectos vinculados à problemática do narcotráfico é um dos temas de análise do Conselho Sul-Americano sobre o Problema Mundial das Drogas da Unasul, realizado a partir desta quinta-feira em La Paz com a participação de equipes técnicas que representam onze países.

"Devemos instalar mecanismos para que possamos ter medidas concretas contidas no projeto de resolução que vamos debater, como os observatórios nacionais sobre as drogas", informou o vice-ministro de Ordem Interna do Peru, Luis Alberto Otálora.

O ministro boliviano de governo (Interior), Wilfredo Chávez, sugeriu o "fortalecimento de centros nacionais de controle de tráfico ilícito" e a "criação de instituições que concentrem informação e que identifique pessoas que se dedicam à importação ou exportação" de drogas.

Representantes de diversos países concordaram também sobre a necessidade de que a região desenhe uma política integral centrada no respeito aos direitos humanos e não na repressão. "Para problemas regionais precisamos de soluções regionais", afirmou o embaixador brasileiro na Bolívia, Marcel Biato.

O subsecretário equatoriano de Garantias Democráticas, Diego Falconi, falou sobre a necessidade de "fortalecer os mecanismos de soberania e autonomia" na luta contra o narcotráfico.

Redução da demanda, desenvolvimento alternativo integral e sustentável, redução da oferta, medidas de controle e contra a lavagem de dinheiro são os cinco eixos temáticos das discussões que ocorrerão até sexta-feira, centradas em desenhar políticas próprias do continente no combate às drogas.

"A ONU apoia a cooperação entre países, é muito importante favorecer esquemas de cooperação sul-sul entre países que falam o mesmo idioma, que têm a mesma problemática. É um fórum ideal para discutir entre países irmãos um problema que vem afetando essas nações de forma muito intensa há 20 anos", disse o representante local do Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (ONUDC), César Guedes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação