Agência France-Presse
postado em 17/11/2011 19:04
WASHINGTON - O piloto de um voo doméstico dos Estados Unidos ficou trancado no banheiro do avião em pleno voo, provocando pânico e um grande mal-entendido, depois que um passageiro "com forte sotaque estrangeiro" quis avisar o co-piloto do fato, noticiou esta quinta-feira o jornal New York Post.O incidente aconteceu na quarta-feira, pouco antes de um voo da companhia regional Chatauqua Airlines, da Carolina do Norte (sudeste), aterrissar no aeroporto LaGuardia, em Nova York.
Preso no banheiro da aeronave, o piloto bateu na porta para chamar a atenção. Um passageiro que o ouviu tentou avisar o co-piloto, que ficou sozinho na cabine de comando.
Nervoso com a prolongada ausência do piloto, o co-piloto se negava a acreditar no passageiro, que explicava a situação através da porta da cabine e tinha um forte sotaque árabe, contou uma fonte anônima ao New York Post, que não especificou a nacionalidade ou a origem do passageiro. "O piloto desapareceu e há uma pessoa com forte sotaque estrangeiro tentando entrar na cabine do piloto", disse o co-piloto usando um canal de áudio à torre de controle do aeroporto, que devia dar a permissão para o avião aterrissar.
"Disseram que o piloto ficou trancado no banheiro e, uh, alguém com forte sotaque estrangeiro (tenta) entrar na cabine", disse. "Não estou pronto para deixá-lo entrar", contou, ainda sem acreditar no passageiro.
Em terra, a atitude do controlador de tráfego aéreo que acompanhou o avião acabou piorando a situação. Ele recomendou ao co-piloto que declarasse estado de emergência e pousasse o avião rapidamente. Caças da Força Aérea foram colocados em prontidão, mas não chegaram a decolar.
O mal-entendido durou vários minutos até que o piloto conseguiu arrombar a porta com defeito e voltou ao seu posto na cabine. O avião acabou aterrissando normalmente às 18H30 de quarta-feira (hora local).