Mundo

EUA divergem da Rússia sobre possibilidade de guerra civil na Síria

Agência France-Presse
postado em 17/11/2011 20:39
WASHINGTON - Os Estados Unidos negaram nesta quinta-feira (17) que o movimento de protesto na Síria conduza a uma guerra civil, rejeitando assim os comentários do ministro russo de Relações Exteriores, Sergue; Lavrov, e responsabilizando o regime sírio pela violência nesse país.

Os "métodos" empregados pela oposição síria contra o regime do presidente Bashar al Assad correm o risco de afundar o país na "guerra civil", considerou nesta quinta-feira Lavrov.

Mas os Estados Unidos declararam que esta "é uma impressão errônea", segundo disse os jornalistas Mark Toner, porta-voz adjunto do Departamento de Estado.

Para Washington, "é o regime de Assad que está realizando uma campanha de violência, intimidação e repressão contra manifestantes inocentes", afirmou Toner. "Nós não consideramos isso como uma guerra civil", completou.

As declarações de Lavrov ocorrem um dia depois de o ;Exército Livre Sírio;, uma força armada de oposição, realizar um ataque contra um centro dos serviços secretos sírios, perto de Damasco.

Segundo um alto funcionário do Departamento de Estado, que falou sem se idenficar, os comentários da Rússia vão ao encontro da propaganda do regime de Assad que afirma que as revoltas são lideradas por terroristas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação