Mundo

Manifestação contra cortes no ensino público reúne milhares na Espanha

Agência France-Presse
postado em 17/11/2011 21:40
MADRI - Milhares de professores e estudantes ocuparam as ruas de Madri e de Barcelona para protestar contra os cortes de verbas destinadas ao ensino público, a três dias de eleições legislativas que devem ser vencidas pela oposição de direita.

A "maré verde" de professores, assim chamada pela cor das camisas, voltou a invadir as ruas de Madri com balões, apitos e cartazes, ao som de marchas e músicas infantis. "A educação não se vende, se defende", proclamava um grande cartaz levado por estudantes universitários em Madri, cuja manifestação se uniu à passeata de professores e estudantes secundaristas na região da emblemática Porta do Sol.

Em Barcelona, cerca de 2 mil jovens universitários, convocados pelos sindicatos de estudantes, percorreram o centro da cidade para protestar contra as políticas de austeridade, que podem atingir o ensino superior. Entre gritos de "pública sim, privada não", os estudantes caminharam sem incidentes da Praça Universidade até a sede do governo regional catalão.

Em Madri, a polícia deteve ao menos seis pessoas que romperam um cordão policial e chegaram à escada da Câmara dos Deputados, constatou a imprensa no local.

As 17 regiões espanholas, que dependem muito das verbas do governo para a educação e a saúde, devem se enquadrar nas medidas de austeridade para a redução do déficit público espanhol. Os professores temem que a vitória do Partido Popular (direita) nas eleições de domingo reforce as medidas de austeridade e sufoque o ensino público.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação