Agência France-Presse
postado em 18/11/2011 19:12
VIENA - A resolução da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) contra o Irã adotada nesta sexta-feira "reforça a determinação" de Teerã em manter seu programa nuclear, disse o embaixador iraniano neste organismo. "Já houve outras resoluções e acabamos nos acostumando" a elas, afirmou Ali Soltanieh à imprensa.[SAIBAMAIS]"Seu único efeito imediato é reforçar a determinação da nação iraniana em manter suas atividades nucleares com objetivos pacíficos", acrescentou.
O Conselho de Governadores da AIEA adotou nesta sexta-feira em Viena uma resolução contra o Irã, na qual manifesta a sua "profunda preocupação" com a suspeita dimensão militar de seu programa nuclear.
Apesar disso, a resolução defende uma saída diplomática, indicando que é "essencial que o Irã e a agência intensifiquem seu diálogo", e pede que Teerã "cumpra plenamente e sem demora suas obrigações, de acordo com as resoluções relativas do Conselho de Segurança da ONU".
O Irã está submetido às sanções previstas em quatro resoluções do Conselho de Segurança da ONU e a outras medidas punitivas adicionais da União Europeia e dos Estados Unidos para enriquecer urânio, um passo necessário para a fabricação de armas atômicas, objetivo que Teerã desmente.