Agência France-Presse
postado em 20/11/2011 13:09
MONTEVIDÉU - O presidente José Mujica disse que Dilma Rousseff vai apoiar seu país na próxima reunião do G20, do qual o Brasil faz parte, ante as críticas da França, que incluiu o Uruguai numa lista de paraísos fiscais, informou neste domingo sua assessoria."A presidente Dilma disse-nos, inclusive, que apresentará um protesto em nossa defesa", disse Mujica, segundo declarações publicadas no site do governo uruguaio.
Mujica encontrou-se com a presidente Dilma sábado, no Brasil, como parte de um evento sobre populações afrodescendentes.
Há alguns dias, no encerramento da reunião de cúpula do G20, em Cannes, França, Sarkozy incluiu o Uruguai entre os "paraísos fiscais", ameaçando-o de afastar da comunidade internacional.
As declarações de Sarkozy foram questionadas por Montevidéu, que chamou para consultas seu embaixador no país europeu, Omar Mesa.
Na quarta-feira, o presidente mexicano, Felipe Calderón, também demonstrou apoio ao Uruguai, declarando que o país sul-americano cumpriu com a maioria das disposições internacionais relacionadas à transparência fiscal.
Depois de uma curta passagem pela "lista negra" de paraísos fiscais, da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Uruguai faz parte, desde abril de 2009, de um grupo de nações que não puseram em prática todos os padrões internacionais de cooperação, na matéria.
Em 26 de outubro, o Fôro Mundial para a Transparência, ligado à OCDE, informou que o Uruguai não alcançou as condições exigidas para sair dessa lista e voltou a solicitar ao país que promova convênios de cooperação tributária, em especial com países vizinhos.