Jornal Correio Braziliense

Mundo

Gingrich é líder entre os republicanos para a Casa Branca

Washington - O ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich conquistou uma vantagem sobre o seu rival Mitt Romney entre os republicanos na corrida pela nomeação do partido para as eleições presidenciais de 2012, revelou uma pesquisa nesta terça-feira.

Gingrich, ex-congressista da Geórgia e um dos intelectuais do partido, está na liderança entre os aspirantes republicanos à presidência, com o apoio de 26%, contra 22% de Romney, segundo uma pesquisa da Universidade Quinnipiac (Nova York) em todo o país entre os partidários republicanos. Em uma disputa entre os dois, Gingrich acumularia 49% dos votos, contra 39% de Romney, segundo a pesquisa.

No entanto, o público geral vê Romney como a maior ameaça para o democrata Barack Obama no próximo ano (44% contra 45% de Obama). A pesquisa mostra a queda de Obama, que baixou dos 47% da pesquisa de 2 de novembro. Os eleitores republicanos parecem estar de acordo, já que consideram que Romney tem mais opções de derrotar Obama que Gingrich (38% contra 23%).

O ex-empresário Herman Cain viu seu apoio cair a 14%. Quinnipiac entrevistou 2.552 eleitores registrados entre 14 e 20 de novembro. A pesquisa tem uma margem de erro de 1,9 ponto. As perguntas sobre as primárias republicanas foram respondidas por 1.039 eleitores, e seus resultados têm uma margem de erro de três pontos.