Mundo

Ameaça russa por escudo antimísseis é "muito decepcionante", Otan

Agência France-Presse
postado em 23/11/2011 21:35
BRUXELAS - O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, qualificou de "muito decepcionante", esta quarta-feira, a ameaça do presidente russo, Dimitri Medvedev, de deslocar mísseis caso os Estados Unidos continuem sem fazer concessões sobre seu escudo antimísseis na Europa.

"A sugestão de que o deslocamento de mísseis a regiões próximas às da Aliança seria uma resposta apropriada ao sistema da Otan é muito decepcionante", afirmou Rasmussen em um comunicado no qual reafirmou que o dispositivo da Aliança Atlântica não está destinado a ter como alvo a Rússia.

"Tal deslocamento seria retornar a uma época passada e não seria coerente com as relações estratégicas que a Otan e a Rússia decidiram instaurar e com o espírito de diálogo, inclusive no tema dos mísseis, que realizam atualmente", acrescentou.

Segundo o comunicado, o secretário-geral da Otan cumprimentou "a vontade do presidente Medvedev de não fechar a porta ao diálogo com a Otan e com os Estados Unidos".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação