Mundo

Alemães protestam contra carregamento de lixo nuclear oriundo da França

postado em 25/11/2011 08:40
No Norte da Alemanha, na cidade de Metzingen, manifestantes protestaram ontem (24/11) contra carregamentos de lixo nuclear oriundos da França. Para contê-los, a polícia usou canhões de água. Houve confrontos quando os manifestantes dispararam fogos de artifício e tinta contra os policiais.

Os ativistas tentaram bloquear um cruzamento viário em Metzingen, perto do destino final do lixo nuclear. Há relatos de que as autoridades francesas interromperam o transporte do carregamento por 24 horas para evitar a continuidade dos protestos.

O trem com o carregamento radioativo é o último de 12 enviados pela França à Alemanha nos últimos anos. É o primeiro carregamento de lixo nuclear enviado à Alemanha desde que o país decidiu fechar todas as suas usinas nucleares até 2022. Até o ano passado, o governo alemão queria manter a vida útil das 17 usinas nucleares do país por mais de 20 anos. Mas os acidentes nucleares no Japão pressionaram para o recuo.

Em 11 de março deste ano, a Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão, sofreu danos causando explosões e vazamentos radioativos na região. O governo japonês determinou o esvaziamento da área de 30 quilômetros ao redor da usina. Nove cidades foram evacuadas e até hoje as autoridades e a sociedade do Japão buscam a reconstrução do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação