Mundo

Hungría diz ser vítima de ataques especulativos

Agência France-Presse
postado em 25/11/2011 08:40
Budapeste - O governo húngaro acusou nesta sexta-feira a agência de classificação financeira Moody;s de ter rebaixado a nota de sua dívida soberana sem motivos válidos e como parte de "ataques especulativos". "Como a avaliação da Moody;s carece de fundamentos reais, só pode ser interpretada como parte dos ataques financeiros dos quais a Hungria é alvo", afirma o ministério da Economia em um comunicado.

O texto afirma que a decisão é "infundada do ponto de vista profissional" e alega que o Estado húngaro "reduziu este ano sua dívida soberana em 10%". A agência de classificação financeira Moody;s anunciou nesta quinta-feira a redução da nota de risco da Hungria, de "Baa3" para "Ba1". Segundo a Moody;s, o país pode sofrer nova redução no médio prazo.

No início da semana, a Hungria pediu assistência financeira ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e à Comissão Europeia (CE), conforme anunciou a diretora-geral do FMI, Christine Lagarde. Segundo Lagarde, o pedido seria uma medida de "precaução".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação