Mundo

Llosa diz que o narcotráfico é o maior inimigo da liberdade e civilização

Agência France-Presse
postado em 25/11/2011 10:23
Cidade do México - O Prêmio Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa afirmou que a América Latina deve aprender com a ;terrível lição; dada pelo México e enfrentar com determinação o tráfico de drogas.

Vargas Llosa, que recebeu o Prêmio Uma Vida Pela Liberdade na noite de quinta-feira no México, assinalou que as máfias do narcotráfico se converteram "numa das fontes mais perigosas que estão socavando as instituições democráticas em nossos países".

"O tráfigo de drogas é uma fera monstruosamente poderosa, enormemente rica e sem nenhum tipo de escrúpulos na guerra que está travando", declarou.

"A América Latina tem de aproveitar esta terrível lição que o México está dando e enfrentar com imaginação, criatividade e resolução o narcotráfico, que é o inimigo número um da liberdade e civilização", acrescentou.

O México vive uma onda de violência que deixou mais de 45.000 mortos nos últimos cinco anos, quando o governo lançou uma campanha militar contra os carteis da droga.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação