Mundo

Tradicional baile de debutantes de Paris terá 23 moças de 13 nacionalidades

Agência France-Presse
postado em 25/11/2011 17:48
PARIS - Antigamente, as jovens nobres eram apresentadas à rainha ao completarem 18 anos. Essa tradição europeia de vários séculos está conhecendo um renascimento em Paris, através de um grande baile de debutantes: 23 moças "de boas famílias" e de 13 nacionalidades preparam-se para a festa.

Na noite de sábado, nos salões do hotel de Crillon, o palácio que fica na praça de ;la Concorde;, as Debutantes 2011" farão sua "entrada na sociedade", segundo a fórmula consagrada, e sob o olhar das famílias.

A julgar pelas celebridades e ricaços americanos que brigam para inscrever suas filhas, o baile tornou-se um dos principais acontecimentos mundanos internacionais. Os atores Bruce Willis e Andie MacDowell já se tornaram presenças obrigatórias: em 2005 e 2008, acompanharam suas filhas mais velhas. Desta vez, serão as caçulas, Tallulah Willis e Margaret Qualley, de 17 anos.

Entre as 23 debutantes de 16 a 20 anos, vindas de famílias de aristocratas, industriais, políticos, esportistas e artistas, estão a jovem Flora Collins, da famosa editora americana, mas também Marie-Sarah Carcassonne, 16 anos, neta do acadêmico Jean d;Ormesson, uma das duas representantes francesas, junto com a jovem princesa Charlotte de Bourbon-Parme.

Com as cores da Grã-Bretanha e da Suíça, vão desfilar, igualmente, a sobrinha do prefeito de Londres, Charlotte Dawnay, e Oriane Piccard, a filha do aviador Bertrand Piccard, que fez a volta ao mundo em balão. Ela entrará no palácio de braços dados com Victor Belmondo, 19 anos, neto do ator.

A jovem princesa Shaiyra Devi de Kapurthala representará a Índia. A estilista Hanaé Mori inscreveu sua neta Hikari. Pela Itália, comparecerão a jovem condessa Olimpia Emo Capodilista, da ilustre família romana, e Thassilo Piccolonini, que conta vários papas em sua árvore genealógica. A China, a Espanha, o Brasil, o Canadá, a Rússia e a Tailândia também terão suas debutantes.

Em 2005, Jia Qinglin, membro do comitê permanente do birô político do Partido Comunista chinês, enviou sua neta Jasmine Li. Reabilitado em 1992, o baile das debutantes de Paris é um acontecimento, que terá o lucro revertido para causas de caridade.

Este ano, os beneficiários serão a Feed Fundation contra a desnutrição, criada por Lauren Bush, sobrinha do ex-presidente George W. Bush, que participou do baile em 2000.

As jovens vão usar roupas de alta-costura, com um diadema emprestado pelo principal patrocinador, o joalheiro Alder, e farão sua entrada nos salões nos braços do "chevalier servant" de sua escolha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação