Mundo

Tecelagem beduína e preces peruanas se tornam patrimônio da Humanidade

Agência France-Presse
postado em 25/11/2011 18:44
BALI - A tecelagem tradicional nos Emirados Árabes Unidos e as preces entoadas por populações autóctones do Peru foram inscritas, nesta sexta-feira, pela Unesco, a agência da ONU para a educação e a cultura, em sua lista de patrimônio imaterial da Humanidade, ameaçado de desaparecimento.

O Comitê para a proteção desse patrimônio, reunido na ilha indonésia de Bali, até 29 de novembro, já havia anunciado, antes, a inclusão de nove outras tradições, indo da respiração circular mongol a um rito de sabedoria malásio, passando pela narração dramática iraniana.

Esse conjunto eleva a 27 as expressões "ameaçadas de desaparecimento", incluindo o ritual de uma tribo indígena brasileira, voltado para "manter a ordem social e cósmica". É o Yakwa, a principal cerimônia dos enawené-nawê, um povo indígena que vive no noroeste do Mato Grosso.

O Al Sadu, uma forma de tecelagem usada pelos beduínos, produz roupagens cuidadosas e acessórios decorativos para camelos e cavalos. O fio é enrolado num fuso, depois tingido e tecido de maneira especial.

O Eshuva é o canto de preces dos Huachipaire, um grupo étnico autóctone que fala o harákmbut e vive na floresta tropical do sul do Peru.

A partir de agora, o Comité da Unesco deve examinar as candidaturas, sem caráter de urgência particular, para inscrição na "lista representativa do patrimônio cultural imaterial" incluindo algumas iniciativas de proteção do patrimônio brasileiro, listadas pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico, como as Expressões Orais e Gráficas dos Wajápis do Amapá e o Samba de Roda do Recôncavo Baiano.

A França havia pedido a inclusão da porcelana de Limoges, mas a cidade de mesmo nome retirou sua candidatura, explicando ter recebido um pedido de informação suplementar do comitê impossível de ser satisfeito a tempo. A proposta de inscrição havia, de qualquer forma, recebido uma opinião prévia desfavorável dos especialistas do comitê.

No ano passado, a Unesco inscreveu uma refeição gastronômica francesa, o "compagnonnage" e a "dentelle au point d;Alençon", a renda de agulha de Alençon (oeste da França).

O patrimônio imaterial compreende as tradições orais e expressões herdadas dos ancestrais, como as artes, as práticas sociais, os rituais e acontecimentos festivos, assim como o savoir-faire necessário ao artesanato tradicional... A lista "representativa" compreende, atualmente, 213 elementos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação