Mundo

Chávez ameaça ocupar e nacionalizar empresas que ignorem lei do tabelamento

Agência France-Presse
postado em 25/11/2011 19:04
CARACAS - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ameaçou nesta sexta-feira "ocupar" e "nacionalizar" as empresas que ignorem a nova lei que regula os preços de todos os bens e serviços, afirmando que vai combater os especuladores.

"É melhor que cooperem os burgueses, os intermediários, os atravessadores, os especuladores, porque senão vão sentir o rigor da lei. Estou à frente das operações e vamos ocupar as fábricas e as empresas, vamos nacionalizar o que for preciso", disse Chávez em cadeia de rádio e TV. "Não vou vacilar em nenhum momento para aplicar, com a maior severidade, a Constituição e as leis da república para proteger nosso povo".

Esta semana entrou em vigor a lei que controla todos os preços de bens e serviços na Venezuela para conter a inflação, no que está sendo considerado pelos meios empresariais como mais um golpe de Chávez contra a economia.

A nova legislação se aplicará progressivamente, começando pelo controle de cinco setores básicos: alimentos, higiene pessoal, autopeças, medicamentos e serviços de saúde.

Segundo Chávez, a nova lei - que avaliará a estrutura de custo de cada produto para determinar seu "preço justo"- é vital contra a especulação e a inflação, que já atinge 22,7% desde o início do ano.

Desde 2003, os preços de vários produtos "básicos" estão tabelados na Venezuela, o que provoca um desabastecimento cíclico destes artigos, segundo especialistas.

Empresários e economistas consideram que a lei é um novo revés para os investimentos na produção em um país onde o setor privado já sofre com as estatizações e com os controles "socialistas" do governo de Hugo Chávez.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação