Mundo

Presidente de Gâmbia se reelege com 72% dos votos

Agência France-Presse
postado em 25/11/2011 21:20
BANJUL - O presidente de Gâmbia, Yahya Jammeh, venceu as eleições presidenciais desta quinta-feira com 72% dos votos, conquistando assim sua reeleição para um quarto mandato de cinco anos, segundo resultados oficiais definidos esta sexta-deira e questionados por seu principal adversário, Ousainou Darboe.

Moustapha Carayol, presidente da Comissão Eleitoral Independente, informou que Darboe ficou em segundo lugar, com 17% dos votos. "Consequentemente, declaro o presidente Jammeh vencedor das eleições presidenciais de 2011", afirmou.

Segundo o presidente da comissão, 657.904 eleitores votaram, de um total de 797.000 inscritos, o que representa uma participação de 83%. Os resultados foram questionados por Darboe, de 63 anos, encarregado do Partido Democrático Unido (UDP), que denunciou a ocorrência de fraudes.

Indiferentes às críticas da oposição, milhares de simpatizantes de Jammeh e militares saíram às ruas para comemorar em Banjul, segundo um jornalista da AFP. Yahya Jammeh, de 46 anos, líder da Aliança Patriótica para a Reorientação e a Construção (APRC), conquista assim seu quarto mandato à frente desta antiga colônia britânica de 1,7 milhão de habitantes.

Jammeh chegou ao poder em 1994 por meio de um golpe militar sem derramamento de sangue. Foi eleito pela primeira vez em 1996, reeleito em 2001 e em 2006. Darboe disputava pela quarta vez uma eleição presidencial.

A Comunidade Econômica de Estados do Oeste da África (CEDEAO, composta por 15 países) havia decidido não enviar observadores a Gâmbia, pois considerou as condições para celebrar eleições "livres, justas e transparentes" não estavam presentes.

Jammeh, que afirma ter "um dom para curar" diversos males, como a Aids e a esterilidade, é regularmente criticado por ONGs por violações dos direitos humanos durante seu mandato. Seu regime é acusado de desaparecimentos forçados, assassinatos, execuções extra-judiciais e assédio à imprensa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação