Agência France-Presse
postado em 27/11/2011 14:45
WASHINGTON - O governo dos Estados Unidos informou neste domingo que convocou o atual governo e a oposição do Iêmen a se "dedicarem plenamente" à implementação do acordo de transição política que, acredita-se, terminará com a crise que atinge o país desde janeiro.John Brennan, o principal conselheiro de contraterrorismo do presidente americano Barack Obama, convocou o vice-presidente do Iêmen, Abd Rabo Mansur Hadi, após o anúncio de que as eleições presidenciais antecipadas serão realizadas em 21 de fevereiro de 2012, informou a Casa Branca através de um comunicado.
"É de grande importância que o partido no poder e a oposição trabalhem juntos nas próximas semanas e meses e se dediquem plenamente à implementação do acordo" assinado em 23 de novembro em Riad, disse Brennan.
O plano, elaborado pelas monarquias árabes do Golfo Pérsico, foi assinado pelo presidente Ali Abdullah Saleh após mais de dez meses de revolta popular.
Segundo os termos do acordo, Saleh cede o poder ao vice-presidente por um período interino em troca da imunidade para ele e seus parentes.