Mundo

Ataque a escola sunita deixa 20 mortos no Iêmen

Agência France-Presse
postado em 27/11/2011 15:32
Sanaa - Rebeldes xiitas mataram 20 pessoas e feriram outras 70 em um ataque contra uma escola sunita no norte do Iêmen, informou uma fonte tribal neste domingo.

O ataque teve como alvo a escola Dar al-Hadith, um centro muçulmano criado em 1980 para treinar pregadores sunitas no Dammaj, um subúrbio da cidade de reduto xiita de Saada, disse a mesma fonte.

Dar al-Hadith, que é frequentado por estudantes do Iêmen e muitos outros países, é visto como uma ameaça pelos Huthis xiitas, que dominam a região norte.

Um professor em Dar al-Hadith disse à AFP sob condição de anonimato, que antes de lançar o ataque, o Huthis tinha bloqueado o subúrbio Dammaj por duas semanas, impedindo a entrega de alimentos para cerca de 10.000 pessoas.

De acordo com o professor, o Huthis deseja desligar tais escolas religiosas porque temem que os sunitas estão tentando converter os xiitas na região.

As afirmações não puderam ser imediatamente confirmadas.

Fontes tribais dizem que o Huthis têm fortalecido seu domínio sobre províncias do norte do Iêmen nos últimos meses devido a uma revolta contra o regime, que tem se estendido através de protestos populares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação