Mundo

Candidato socialista nega questionar direito de veto francês na ONU

Agência France-Presse
postado em 28/11/2011 08:22
Paris - O candidato socialista à presidência da França, François Hollande, acusado pelo governo de desejar acabar com a vaga permanente do país no Conselho de Segurança da ONU, afirmou nesta segunda-feira que o direito de veto de Paris não será questionado se for eleito presidente.

"Enquanto estiver na situação de exercer a responsabilidade de meu país, se os franceses me concederem, não existirá questionamento do direito de veto", declarou Hollande.

"Durante todo meu mandato, se o receber, farei com que a França, no Conselho de Segurança, possa ser útil à paz. As Nações Unidas devem evoluir, é possível iniciar uma reflexão a respeito, uma gobernança mundial", completou.

François Hollande foi acusado pela direita e pelos partidos de centro de querer deixar a vaga da França na ONU, após um acordo de governo com os ecologistas, com o fim do direito de veto no Conselho de Segurança.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação