Mundo

Egípicios votam nas primeiras eleições realizadas pós-Mubarak

Agência France-Presse
postado em 28/11/2011 08:30
Cairo - Os egípcios começaram a votar nesta segunda-feira nas primeiras eleições legislativas após a queda de Hosni Mubarak, em um processo que acontece em um contexto de crise e violência. Os locais de votação abriram as portas às 8h. votação desta segunda-feira envolve um terço dos governos no Egito, sobretudo no Cairo, Alexandria, segunda maior cidade do país, e em Luxor.

A campanha eleitoral foi ofuscada pelo aumento dos protestos violentos contra o comando militar, que deixaram 42 mortos e 3.000 feridos nos últimos dias. Quase 40 milhões de eleitores, de 82 milhões de egípcios, estão registrados para votar em várias etapas, até 10 de janeiro. No total, serão eleitos 498 membros da Assembleia do Povo (Câmara dos Deputados) e outros 10 serão nomeados pelo marechal Hussein Tantawi.

Poucas horas antes do início da votação, um grupo de criminosos provocou uma explosão em um gasoduto ao oeste da cidade de El Arish, na península do Sinai. O gasoduto fornece combustível a Israel. Até o momento, as autoridades não calcularam os danos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação