Mundo

Manifestantes anti-Wall Street em Los Angeles resistem ao desalojamento

Agência France-Presse
postado em 28/11/2011 11:07
Los Angeles - Mais de mil manifestantes anti-Wall Street em Los Angeles desafiaram a polícia e tomaram as ruas da cidade na madrugada desta segunda-feira ao concluir o prazo dado para que desfazer seu acampamento. O chefe adjunto da polícia, José Pérez, disse ao jornal Los Angeles Times que os oficiais permanecem em "alerta tático", ou seja, não entrarão em ação até que recebam uma ordem.

A multidão - entre 2.500 e 3.000 pessoas, segundo os membros do movimento em sua conta no Twitter - tomou as ruas próximas ao parque em que o acampamento está instalado, enquanto que policiais com equipamentos antidistúrbios se reuniam na zona. O prefeito da cidade, Antonio Villaraigosa, anunciou a ordem de que manifestantes que acampam no centro de Los Angeles desde outubro deveriam abandonar o local nesta segunda-feira às 00H01.

"O movimento Occupy LA chamou a atenção para as crescentes desigualdades em nosso país e desejo que este esforço construa uma economia que funcione para todos", disse Villaraigosa em uma coletiva de imprensa conjunta com o chefe da polícia, Charlie Beck. "Embora continuemos respeitando o exercício dos direitos de cada um (...), o City Hall Park fica temporariamente fechado devido às preocupações de segurança pública que derivam de um acampamento de longo prazo", acrescentou.

Quando vencer o ultimato para o fim do protesto, que começou no dia 1o. de outubro, os oficiais "trabalharão humanamente" com os membros do movimento para ajudá-los a cumprir com o fechamento, disse Villaraigosa. Pouco antes, o grupo havia emitido um comunicado no qual afirmou que não abandonará o local. "Como grupo, o Occupy Los Angeles quer expressar sua rejeição à suposta intenção da cidade de que abandonemos o City Hall", afirmaram os manifestantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação