Mundo

Eleições no Egito ocorrem com calma após dias de confrontos

Agência France-Presse
postado em 28/11/2011 15:23
CAIRO - Os egípcios votavam em massa e com calma nesta segunda-feira, "satisfeitos" de participar das primeiras eleições legislativas desde a queda de Hosni Mubarak após uma semana de confrontos entre manifestantes e forças de segurança.

O movimento da Irmandade Muçulmana, a força política mais bem estruturada do país, formou um partido, "Liberdade e Justiça", para se apresentar a esta votação da qual espera ser o grande vencedor. "Esperamos ganhar. Trabalhamos com o povo há muito tempo", disse à AFP um voluntário, Fayiz Mohamed Sharawi, após sair do centro de votação do distrito Manian do Cairo.

Muito antes de ser iniciada a votação, filas de eleitores se formavam diante dos centros de votação em vários bairros do Cairo e de Alexandria (norte). À tarde, tudo continuava tranquilo em frente a diferentes colégios eleitorais, enquanto o Exército e a polícia patrulhavam discretamente. "Estamos surpresos porque muita gente veio votar, graças a Deus", disse Abdel Moez Ibrahim, que dirige a Alta Comissão Judicial para as Eleições (HJEC), completando que houve problemas de segurança.

"Antes eu não costumava votar. Nossos votos não contavam", disse à AFP Mona Abdel Moneim, uma das muitas mulheres que afirmava votar pela primeira vez, no distrito Shubra do Cairo. "Estou votando pelo futuro do Egito", declarou Yusuf, um engenheiro da computação, no distrito de Al Raml de Alexandria, porto do Mediterrâneo e segunda maior cidade do Egito.

"São as primeiras eleições livres no nosso país. Espero que também sejam as primeiras eleições limpas", disse à AFP.

O pleito desta segunda-feira ocorre em um terço dos estados do Egito - englobando 17,5 milhões dos quase 40 milhões de eleitores potenciais - particularmente Cairo, Alexandria e Luxor. Cada turno dessas eleições ocorre durante dois dias, fazendo com que os centros de votação permaneçam abertos na terça-feira.

O complexo sistema eleitoral egípcio prevê uma divisão em três regiões do país, que com mais de 80 milhões de habitantes, é o mais povoado do mundo árabe.

O voto pela Assembleia Popular (Câmara dos Deputaods) ocorrerá até 11 de janeiro e os resultados completos serão conhecidos dois dias depois. Posteriormente, de 29 de janeiro a 11 de março, serão realizadas eleições em Shura, a câmara alta consultiva.

A campanha eleitoral foi marcada por um aumento da impugnação ao poder militar que governa o país desde a queda de Mubarak, com confrontos que deixaram 42 mortos e mais de 3.000 feridos em enfrentamentos entre manifestantes e policiais nos últimos dias. Depois das eleições na Tunísia e no Marrocos, o Egito é o terceiro país a realizar eleições maiores em uma região atingida pela "Primavera Árabe".

O marechal Hussein Tantawi, chefe do Estado de fato, criticado há várias semanas por milhares de manifestantes, pediu no domingo que os egípcios votassem em massa "para fazer surgir um Parlamento equilibrado".

Além da Irmandade Muçulmana, há uma dezena de partidos salafistas (fundamentalistas muçulmanos), liberais ou de esquerda, mas muito recentes e ainda mal consolidados. Diversos deputados do ex-partido de Mubarak, atualmente ilegal, apresentam-se como independentes ou em novos partidos.

O futuro Parlamento terá de nomear uma comissão para redigir a nova Constituição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação