Mundo

Venezuela captura famoso traficante colombiano conhecido como El Valenciano

Agência France-Presse
postado em 28/11/2011 15:50
CARACAS - A Venezuela capturou um importante traficante conhecido como "El Valenciano", disse o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, nesta segunda-feira, durante uma visita ao presidente Hugo Chávez.

Santos agradeceu Chávez pela prisão na Venezuela, no domingo, de Maximiliano Bonilla Orozco, cuja captura era recompensada com cinco milhões de dólares, dizendo que isso mostrou os benefícios da cooperação entre dois países.

Venezuela e Colômbia tinham relações tensas no governo do predecessor de Santos, mas o presidente colombiano e Chávez agiram para melhorar as relações entre os vizinhos da América do Sul, apesar de suas diferenças ideológicas.

Santos disse que Bonilla Orozco, 39 anos, controlava "uma série de estruturas dedicadas ao crime e ao tráfico de drogas e por isso se tornou um alvo de valor extremamente alto".

O Departamento de Estado dos Estados Unidos alega que Bonilla Orozco está ligado ao transporte de 25 milhões de dólares dos Estados Unidos para o México e grandes acordos com o cartel de drogas mexicano Zetas.

Segundo o Departamento, a organização dele usava uma rede de entrepostos e empresas de fachada para comprar produtos legítimos que eram armazenados e embarcados com drogas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação