Mundo

Estados Unidos e União Europeia pedem o fim da violência na Síria

postado em 28/11/2011 19:16
WASHINGTON - Os Estados Unidos e a União Europeia pediram nesta segunda-feira ao governo sírio para "acabar com a violência imediatamente", em uma declaração conjunta emitida depois de discussões na Casa Branca.

"Pedimos ao governo sírio para pôr fim à violência imediatamente, autorizar a entrada imediata de observadores dos direitos humanos e jornalistas internacionais, e permitir a transição pacífica e democrática", indica o comunicado.

A Liga Árabe votou no domingo duras sanções contra o regime do presidente Bashar al-Assad sobre a repressão dos protestos anti-regime, a primeira vez que o bloco aplicou medidas punitivas dessa magnitude a um de seus membros.

Em medidas anteriores contra a sangrenta repressão, o regime de Assad também foi submetido a um grande número de sanções por países ocidentais, liderados pelos Estados Unidos e a União Europeia.

Forças sírias assassinaram, estupraram e torturaram manifestantes desde que os protestos surgiram em março, de acordo com evidências reunidas pela Comissão Independente de Investigação sobre a Síria, que entrevistou 233 vítimas e testemunhas.

Um grupo de direitos humanos com sede britânica disse que as forças de segurança e milicianos Shabiha leais a Assad mataram mais sete civis no país nesta segunda-feira.

Entre os mortos estavam cinco civis, assassinados na província de Homs, foco das tensões, um em Hama e dois, atingidos por tiros de metralhadoras em Rankuss, próximo a Damasco, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

A ONU estima que mais de 3500 pessoas morreram por causa da violência que sacudiu a Síria desde meados de março.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação