Mundo

Para os Estados Unidos, Celac é um sócio em potencial na região

Agência France-Presse
postado em 02/12/2011 18:32
WASHINGTON - Os Estados Unidos veem como um sócio em potencial a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que celebra nesta sexta-feira e sábado sua primeira reunião em Caracas, informou nesta sexta-feira um porta-voz do Departamento dos Estado.

"Os grupos subregionais são potencialmente importantes representantes do hemisfério e podem ser sócios úteis para os Estados Unidos", disse o porta-voz para América Latina, William Ostick, através de uma mensagem enviada por e-mail à AFP. "Esse tipo de parceria ajuda a resolver problemas de forma construtiva", completou.

Em coletiva de imprensa do Departamento de Estado, outro porta-voz, Mark Toner, disse que os Estados Unidos "continua obviamente trabalhando através da OEA como a organização multilateral preeminente na região".

Trinta chefes de Estado e de governo foram a Caracas para definir a forma a ser tomada pela Comunidade, que conta a princípio com todos os membros da Organização de Estados Americanos, além de Cuba (cuja participação nessa organização está em suspenso), Estados Unidos e Canadá.

Sob a liderança do venezuelano Hugo Chávez, a Celac é vista por analistas em Washington como um possível concorrente direto da OEA.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação