Mundo

Medvedev diz que política russa 'não é da conta dos ocidentais'

Agência France-Presse
postado em 06/12/2011 12:56
Moscou - O presidente Dmitri Medvedev declarou nesta terça-feira (6) que o sistema político russo não é problema dos ocidentais, depois que observadores da OSCE criticaram a proximidade do Estado russo com o partido de Vladimir Putin, vencedor das legislativas de domingo.

Tudo o que é relacionado aos partidos políticos "é de responsabilidade das autoridades russas e não da competência de organizações internacionais", disse Medvedev, citado pela agência de notícias RIA Novosti.

"Monitorar as eleições, as violações, é uma coisa, mas o sistema político, não é da conta deles", acrescentou.

A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) afirmou na segunda-feira que "a concorrência política" durante a campanha eleitoral na Rússia foi "limitada e desigual" e ressaltou "a falta de independência" das autoridades eleitorais e da imprensa, além da enorme proximidade do Estado com o partido de Putin, o Rússia Unida.

Os observadores da OSCE também constataram "violações" nas eleições legislativas que deram a maioria absoluta da Câmara Baixa do Parlamento (Duma) ao partido Rússia Unida, incluindo violações de urnas.

"A votação foi bem organizada, mas a qualidade do processo se deteriorou durante a contagem dos votos, que foi caracterizada por violações frequentes de procedimentos, com fortes indícios de fraude das urnas", disse a missão de observação da instituição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação