Mundo

Estados Unidos pedem que Síria proteja diplomatas estrangeiros

Agência France-Presse
postado em 06/12/2011 18:06
WASHINGTON - A Casa Branca advertiu nesta terça-feira que é obrigação da Síria proteger os diplomatas estrangeiros, após anunciar que enviará novamente a Damasco seu embaixador Robert Ford para monitorar a situação política.

"Esperamos que o governo sírio assuma suas obrigações de proteger o pessoal diplomático e facilite seu trabalho, de acordo com a Convenção de Viena, sem intimidações nem obstáculos", disse o porta-voz da presidência americana, Jay Carney.

Ford deixou abruptamente a Síria no fim de outubro, após participar de manifestações de protesto contra o regime do presidente Bashar al Assad e despertar a ira do governo sírio. Washington o chamou a consultas por razões de segurança.

A administração do presidente Barack Obama, anunciou, no entanto, que Ford retornaria a Damasco na tarde de terça-feira, afirmando que já havia completado sua rodada de consultas. "Pensamos que sua presença no país é uma das medidas mais úteis para transmitir a mensagem de que os Estados Unidos mantêm-se do lado do povo sírio", afirmou Carney.

Ford retornará a Damasco para "fornecer informação confiável sobre a situação e se comprometer com o conjunto da sociedade síria sobre a maneira de colocar fim ao derramamento de sangue", que deixou mais de 4.000 mortos desde o início das manifestações contra o governo de Assad, em março, disse por sua vez o porta-voz da chancelaria, Mark Toner.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação